domingo, 11 de setembro de 2011

Diversão na rua

Légis brincando de pular cordaQueimada, brincadeira de roda, cirandinha, carniça, pique-esconde, pique-pega, passa-anel, pula-corda, elástico e pipa animavam a garotada quando não existia computador. O pessoal saía de casa para passar o dia com os amigos. As brincadeiras rolavam durante a tarde toda, em época de aula, e o dia inteiro nas férias. Se a mãe não chamasse a turma para fazer as refeições, os meninos e meninas brincariam o tempo todo sem cansar.

Junte mais ou menos 10 amigos e divida o pessoal em grupos: cinco para cada lado, uma bola, um campo e um time contra o outro. Você vai precisar disso para fazer uma boa partida de queimada. É só jogar a bola e tentar acertar o colega do grupo adversário. Se acertar, pode gritar: “Queimei!!” O time que “queimar” todos os adversários primeiro vence.

Reúna quantos amigos quiser. Tire par ou ímpar para ver quem vai começar procurando ou pegando. Os outros se escondem ou correm. Se alguém for descoberto ou apanhado pelo colega, será o próximo a procurar ou correr atrás dos amigos. Assim você brincará de pique-esconde ou pique-pega.
As meninas gostavam mais de brincadeiras como o Edu coruja soltando pipaelástico, o pula-corda e o passa-anel. Mas os meninos também podem participar. Basta um anel e várias mãos fechadas; você coloca o anel na mão que quiser, e quem adivinhar em que mão está o anel vence o jogo. Com uma corda e três amigas, já dá para experimentar essa divertida brincadeira: fica uma de cada lado da corda, e a outra menina entra no meio para pular.

Era possível ver muitas pipas no céu, que ficava quase todo tomado por aqueles papagaios (assim as crianças também chamavam a pipa). Mas hoje em dia você ainda consegue ver uma ou outra pipa no céu. É uma brincadeira que você mesmo faz: monta a pipa e coloca no céu. Empiná-la não é difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário