Brincar é aprender de forma lúdica.É respeitar a criança na sua totalidade.Brincadeiras infantis desenvolvem atitudes positivas comportamentais,tais como: Respeito às regras,organização,espírito de competição com vivência de derrotas e vitórias, desenvolvimento psicomotor,fluência verbal e outros...O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: BRINCAR É COISA SÉRIA!
sábado, 27 de agosto de 2011
Aos 6 anos, as crianças devem ser alfabetizadas ou só brincar na escola?
A idéia de que a garotada dessa idade tem só de brincar na escola para quando mais velha ser alfabetizada não coincide com o mundo real, pois já foi comprovado que muitas crianças dessa faixa etária se alfabetizam quando têm muito contato com as práticas de leitura e escrita, inclusive em situações não escolares. Por isso, é importante aproximar os pequenos, desde a Educação Infantil, de livros e de outros tipos de material escrito, além de fazê-los entrar em contato com o próprio nome e o dos amigos a fim de que aprendam a reconhecê-los e escrevê-los. A contação de histórias é outra prática válida para a alfabetização inicial porque influencia positivamente no processo de aquisição da escrita. Nenhuma dessas práticas impede as crianças de brincar e todas contribuem para que já ao fim da Educação Infantil elas estejam imersas na cultura escrita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário